2021 e a certeza do acolhimento de Deus

Em nossa newsletter de dezembro do ano passado, chamamos aquele ano de (in)esquecível. Terminamos aquela mensagem afirmando a nossa confiança em Deus diante das incertezas.

Decorridos dois meses do ano de 2021, podemos ver que aquilo que esperávamos nesse novo ano, sobretudo para as escolas, não se concretizou: retorno das aulas presenciais na maior parte do país, ainda que no regime híbrido; vacinação de um contingente expressivo de pessoas, incluindo os profissionais da educação, entre outras expectativas.

Esse contexto de incertezas está traduzido na definição desse ano, expressa no título dessa newsletter. Diante disso, como a ANEP pode nos auxiliar?

Primeiramente, ouvindo as demandas de vocês; procurando atendê-los, sobretudo por meio de atividades, como os nossos webinários, congressos online, entre outras. Há  muitas questões importantes para esse ano, como as Avaliações Diagnósticas, o novo SAEB, os itinerários para o Ensino Médio, apenas para falar de algumas delas. Para tanto, temos os nossos canais de comunicação por e-mail e grupo de WhatsApp. Além disso, estamos no processo de contratação de um secretário geral, que deverá estreitar o contato com os nossos associados.

Em segundo lugar, estamos trabalhando muito na reformulação da nossa Coleção Crer e  Ser, em parceria com o Sistema Mackenzie de Ensino (SME). Nossa expectativa é de entregarmos o material de 4 e 5 anos até dezembro de 2021. Vem muita novidade por aí nessas e nas outras séries.

Em terceiro lugar, temos tido uma sensibilidade quanto ao momento delicado pelo qual as nossas escolas estão passando, incluindo as questões financeiras. Nessa área, o Conselho de Administração tem sido muito sensível. Em breve informaremos a todos sobre valores, condições e prazos para pagamento da anuidade de 2021.

Mesmo que não saibamos como será o ano de 2021, o Senhor sabe. Nesse cenário de incerteza e de tempos difíceis, me lembro do profeta Isaías, particularmente os capítulos 40 e 41 do seu livro. Neles, a soberania de Deus se entrelaça com o Seu cuidado para com o Seu povo. Devemos nos sentir acolhidos pelo Criador dos Céus e da Terra: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Isaías 41.10).

Alysson Massote Carvalho

Presidente da ANEP