5 Motivos para trabalhar o socioemocional em sua escola
Nós já apresentamos em um artigo anterior as metodologias apontadas pela BNCC como agentes para a construção de uma educação socioemocional, se você ainda não leu, a gente super indica essa leitura: Educação socioemocional. Onde a BNCC quer nos levar com essa nova abordagem?
A educação socioemocional já mostrou a sua eficácia. Pesquisas científicas avaliaram que ao gerenciar as suas emoções, o ser humano consegue se desenvolver melhor em vários campos. E isso, no caso das crianças e adolescentes, se potencializa, já que as escolas e familiares estarão incentivando a criação de futuros cidadãos empáticos, comunicativos e preparados para lidar com problemas.
Selecionamos aqui 5 motivos incríveis para você trabalhar a educação socioemocional em sua escola. Inclusive, esses motivos fizeram parte da nossa base de estudos quando ainda estávamos projetando o Tinbolt. Confira:
Trabalhar o socioemocional do estudante contribui para a melhora nas relações externas. É muito importante que nessa etapa os pais estejam ativos no processo dessa nova educação, assim, gerando uma rede de conforto para o estudante que está aprendendo a importância de lidar com o meio a partir de uma visão social inclusiva.
O estudante conseguirá se desenvolver melhor na escola, mantendo uma comunicação mais aberta com o professor, estando pronto para expor suas dificuldades e compartilhar apoio para com toda a turma.
Um adulto que gerencia as suas emoções e lida bem com problemas tende a obter maior sucesso na vida, de acordo com estudos. Isso, com certeza, tem relação com a educação socioemocional.
As metodologias aplicadas estimulam cada campo da cognição e consciência, ou seja, uma criança que está sendo incentivada desde cedo a lidar com seus sentimentos, a compartilhar o que sente, conseguirá trabalhar e se relacionar melhor.
No ambiente escolar muitos problemas se fazem presentes, e um que causa a preocupação do MEC e de todas as escolas, é o bullying. Apoiada pela BNCC, a educação socioemocional vem se mostrando a grande aliada para a resolução dessa questão, porque a partir dela, os alunos conseguem falar sobre o bullying abertamente, ampliando a visão crítica para o que prejudica o outro e em como isso afeta todo o meio.
Todo esse trabalho, em linhas gerais, desenvolve no aluno a melhora nas áreas da escuta, proatividade, empatia e muitos outros, abordando conflitos que podem ser solucionados com debates em sala de aula.
Com a promoção de uma comunicação mais aberta e respeitosa, o estudante se sente acolhido no ambiente, favorecendo assim a sensação de pertencimento. Essa etapa é possível quando a escola trabalha com os pais, criando projetos que incluem essa nova educação nos lares de cada aluno.
Ou seja, como consequência, a escola cria um ambiente de apoio ao estudante, favorecendo as chances de sucesso nas etapas da vida, como estudos e trabalho.
Esse, com certeza, é um assunto interessante. Uma escola quando aplica boas metodologias de ensino e inclui os pais nessa jornada, mostra para o estudante a importância de estudar e de encarar cada processo com responsabilidade. Aprender e ter conhecimento não deve ser visto como um privilégio, mas sim como um direito de todos, principalmente se for por meio de seus mentores.
Nesse cenário, o que pode ser trabalhado é o senso crítico do aluno e a imaginação do futuro, assim, ele conseguirá enxergar como é bom estar em um ambiente que o acolhe, apoia os seus sonhos e consequentemente aumenta sua confiança.
Vamos todos juntos apoiar a educação que estimula o bem-estar psicológico de todos os estudantes!
Tinbolt empresa parceira ANEP.