A alegria do Senhor é a nossa força

(...) não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8.10b)

Fala-se muito sobre alegria, mas vivemos tempos difíceis, em que nem sempre a sentimos plenamente.

Alegria significa: estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer.

Muitos confundem momentos de contentamento, com estado de júbilo, alegria.

Um estado de viva satisfação indica que estamos permanentemente contentes. Não são frações de um sentimento bom, mas algo que perdura, que está sempre presente.

É interessante notar que, quando colocamos nossas expectativas em nossa própria força, em nosso próprio entendimento, em acontecimentos pontuais, em bens materiais, o contentamento e a alegria passam rapidamente e voltamos a sentir tristeza e, muitas vezes, até mesmo, angústia, amargura e depressão...

Para que nossa alegria seja permanente, é necessário buscarmos nosso “motivo”, nosso sentido de prazer, naquele que é a fonte de todo júbilo, de toda força.

Angústia, tristezas, amarguras, todos sentimos. A questão é onde buscamos ajuda? Onde derramamos nossas lágrimas?   

É bom sabermos que há alguém que se preocupa conosco, que nos ouve sem ficar nos censurando, que ‘guarda’ nossos segredos e, com amor e pacientemente, nos ensina o que é certo e verdadeiro.

“Ah! Como é bom poder aos pés da cruz depositar nosso fardo pesado e árduo de carregar”, que verdade incrível está expressa na letra dessa música dos Vencedores por Cristo.

Como é confortante encontrar refúgio nos braços do Senhor, como nos ensina o salmista, no texto de Salmos 18, versículo 6: “Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos’.

Somente Deus pode nos dar um estado permanente de alegria e somente Ele pode nos restaurar, quando nos encontramos abatidos, prostrados.

Que o nosso choro dure apenas uma noite, mas a alegria venha ao amanhecer. 

                                                                Profa. Débora Bueno Muniz Oliveira  Consultora de Inteligência Educacional