A importância das Escolas Presbiterianas no Brasil

As Escolas Presbiterianas são muito relevantes no contexto da educação confessional no Brasil. Historicamente, Calvino estava convicto de que a educação era necessária para o correto manejo da Bíblia Sagrada. Não bastava apenas pregar a palavra de Deus, mas era necessário ensinar a sua leitura. Assim, pautadas na confessionalidade reformada, sobretudo calvinista, nascem as Escolas Presbiterianas no Brasil, destinadas à formação integral, de qualidade e excelência

Nesse sentido, o processo de ensino-aprendizagem nas Escolas Presbiterianas do Brasil, vai muito além do foco nos temas e assuntos a serem abordados cotidianamente. Considera a formação ética e moral dos alunos baseada no referencial cristão reformado, que inclui a responsabilidade social em uma perspectiva cidadã.

Concluindo, sabemos que a Palavra de Deus é clara quanto à autoridade dos ensinamentos dos pais aos filhos, conforme Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.  Conquanto seja uma responsabilidade designada aos pais, eles, ao confiarem às Escolas Presbiterianas no Brasil a educação dos seus filhos, esperam que o resultado de todo esse processo que envolve a família e a escola, seja a formação de cidadãos aptos a contribuir com o país e o mundo.

Por Flávia Lerbach – Atendimento/ ComunicaçãoAssociação Nacional de Escolas Presbiterianas - ANEP