Anep para que? Anep para quem?

por Conselho de Administração da ANEP

Ouvimos, com certa frequência, alguns associados questionarem sobre a função da ANEP. Outros chegam a dizer que a “vantagem” de ser associado reduz-se a eventuais “descontos” no material do SME e no valor de inscrição para eventos.

Este tipo de fala remete a um modelo de ANEP ideal para cada um desses interlocutores, modelo este que tem como característica a perspectiva de grandes benefícios.

Mas, seria este o papel maior da ANEP?

Na perspectiva do para que, devemos pensar em alguns aspectos que tornam relevante uma associação nacional de escolas presbiterianas.

Um deles diz respeito à importância que uma rede de associados forte pode ter diante de questões nacionais relacionadas à educação, tais como o Plano Nacional de Educação - PNE, de caráter decenal. Dele emanam diretrizes e metas que impactam diretamente as nossas escolas. Por isso, uma participação ativa de associações como a ANEP e ABIEE é muito importante, visando o nosso posicionamento em relação a temas que influenciam o nosso dia a dia.

Um segundo aspecto refere-se ao compartilhamento de experiências e parcerias entre os nossos associados. O mais recente deles envolve a parceria com a University of Northern Iowa - UNI, para a oferta de cursos de inglês, tanto para alunos quanto para professores, e com o escritório Sampaio Ferraz para a implantação da LGPD, obrigatória para todas as escolas até agosto deste ano. Esta parceria tem por objetivo reduzir substancialmente os custos de implantação dos requisitos desta lei (sobre este assunto, você pode contatar o atendimento ANEP, que dará mais informações).

Temos ainda a universidade corporativa da ABIEE para a oferta de cursos a distância; assessoria tributária e contábil, visando auxiliar as escolas nessas questões; e a reformulação da nossa Coleção Crer e Ser.

Tudo isto sem falar nas parcerias em eventos como o CNEC 2021 e nos diversos webinars que temos ofertado desde o ano passado, sobre temas importantes como o Ensino Híbrido, por exemplo.

Após essa breve exposição sobre os para que da ANEP, inevitavelmente vem a pergunta: para quem?

Primeiramente, para aqueles que compreendem que associados são parte do corpo, agregados.

Os que têm este entendimento, certamente compartilharão suas parcerias, experiências, darão sugestões, bem como farão críticas, visando o melhor para todos. Serão também instrumento de auxílio, como também poderão ser ajudados. Isto é ser corpo!

Assim, tendo clareza sobre o papel da ANEP, pensamos que a promoção de parcerias estratégicas trará maior força de ação a seus associados e a oportunidade de sermos membros do “corpo”, cada qual com a sua função, na perspectiva bíblica expressa na epístola aos Romanos, capítulo 12, versos 4 e 5.

Esperamos que vocês também sejam parte ativa e importante deste grupo dos “para quem”!!

Que Deus nos abençoe!