Cinco maneiras de usar a tecnologia na educação infantil
por Kelly Drumond
São várias as possibilidades de uso da tecnologia na Educação Infantil. Para auxiliar a aplicação desses recursos em sala de aula, relacionamos a seguir algumas ideias de como inseri-los no aprendizado das crianças.
1 – Uso de jogos para aprendizados específicos
As práticas pedagógicas da Educação Infantil devem estar centradas em interações e brincadeira. Adequados a esse princípio, o uso de jogos estimula de maneira lúdica e criativa determinados aprendizados específicos. Algumas práticas ativam a coordenação motora e o raciocínio lógico. Mas, além dos potenciais cognitivos, fazer uso da gamificação também estimula o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Interação, colaboração, empatia, pensamento crítico, resiliência e curiosidade são algumas das competências socioemocionais que extrapolam a apropriação de informações e asseguram uma formação integral e ativa dos alunos.
2 – Leituras online
Os livros clássicos da literatura infantil ou as divertidas histórias em quadrinhos podem ser acessados virtualmente. Essa vivência de leitura online, além de oferecer uma experiência interativa e interessante, estimula o hábito e o gosto pela leitura, uma vez que a criança percebe a tecnologia como uma aliada nesse processo.
O educador pode fazer a leitura coletiva com a turma através do recurso digital e, em seguida, estimular que as crianças busquem novos títulos e interaja com o dispositivo. Essa prática se entrelaça aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil estabelecidos pela BNCC. Essas experiências, situações e vivências concretas asseguram o direito de exploração em suas diversas modalidades.
3 – Exibição e produção de filmes
A apresentação de vídeos para que os estudantes entendam melhor os conteúdos já é uma prática comum nas escolas brasileiras. A linguagem audiovisual é bastante atraente para as crianças e vídeos de curta duração, por exemplo, podem divertir e orientar as iniciativas pedagógicas. Mas, a produção de filmes através de recursos tecnológicos acessíveis, como o aparelho celular, por exemplo, também pode ser uma atividade que estimula o processo de ensino-aprendizagem de forma ativa e criativa. A produção de um filme de curta duração assegura às crianças o trabalho colaborativo e o uso de várias linguagens. O roteiro do curta pode ser criado em conjunto pelas crianças, e os cenário e personagens podem ganhar formas com massinhas de modelar.
4 – Explore as sonoridades
A tecnologia também permite que as crianças explorem sonoridades, com a estimulação auditiva e a descoberta e reconhecimento de sons e ritmos. Através de equipamentos para gravação e reprodução de sons – que pode ser o próprio celular –, os alunos podem gravar e depois reconhecer os sons da natureza e do próprio corpo, por exemplo. Outra possibilidade do uso dessa tecnologia em sala, é permitir que a criança tenha contato com culturas de diferentes partes do mundo a partir da musicalidade e dos ritmos de cada região.
5- Mural virtual
O mural da sala de aula pode ganhar um formato digital. Mas, não basta tirar uma foto e publicar em um ambiente virtual. A proposta é que, orientadas pelo professor, esse espaço seja trabalhado pelas próprias crianças, que registrarão as ideias discutidas em sala, as atividades realizadas e as descobertas da turma. Esse mural virtual pode ser criado através de ferramentas gratuitas para criação de blogs, por exemplo, ou até comunidades fechadas em redes sociais. O espaço colaborativo pode explorar práticas variadas de linguagens (como texto, foto, áudio e vídeo) dentro da intencionalidade educativa. Além disso, o mural pode ser acessível aos pais e responsáveis, permitindo interações e participações; ou ainda contar com conteúdos complementares para serem explorados junto com as famílias fora do ambiente escolar.
Fonte: Somos