Como abordar a prevenção às drogas na educação confessional cristã?
A escola desempenha um papel fundamental na formação humana, portanto, precisa estar aberta para discutir e debater assuntos importantes. Com uma pedagogia focada no aluno, é possível abordar temas considerados delicados, a fim de incentivar a capacidade crítica de cada um. Para o caso específico da prevenção às drogas, é essencial estar preparado.
A responsabilidade de uma escola confessional cristã vai além dos efeitos nocivos a serem apresentados aos estudantes, deve trabalhar os princípios bíblicos expondo a verdade em Jesus Cristo às crianças e adolescentes sobre a realidade do uso de drogas.
Como civis devemos seguir as leis do nosso país quanto à proibição do uso de drogas. Como cristãos, nossos corpos são templos do Espírito Santo, pois fomos "comprados por um preço" (1 Coríntios 6:19-20), "não mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro… mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" ( 1 Pedro 1:17-19).
Tendo nos comprado com a própria vida, Cristo se deleitou em criar em nós algo inteiramente novo. Por habitar em nós com o Seu Espírito, Ele nos transformou em templos orgânicos. Sendo assim, cuidar de nossa saúde não é apenas uma questão de boa administração, mas de obediência e amor à Deus!
Assuntos como a prevenção ao uso de drogas exigem mobilização e alinhamento entre todas as famílias e a escola.
É fundamental ter um diálogo aberto, franco e honesto para conhecer como a temática é discutida dentro da casa dos alunos. Muitas vezes, as drogas lícitas fazem parte do cotidiano dos próprios familiares. Portanto, é fundamental conhecer a realidade de todas as famílias e chamá-las para um diálogo na escola.
Como o uso de álcool e tabaco são produtos que podem fazer parte da vida dos estudantes desde muito cedo, devem ser os primeiros a serem abordados dentro da sala de aula.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 do UNODC, avalia que a pandemia potencializou riscos de dependência pelo uso de drogas. "A menor percepção dos riscos do uso de drogas tem sido associada a maiores taxas de consumo de drogas. Isso porque há a necessidade de fechar a lacuna entre percepção e realidade para educar os jovens e salvaguardar a saúde pública", disse a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly.
O ideal é que o professor cristão trabalhe a questão do consumo pautado nos efeitos causados no corpo, mente e espírito do usuário. Assim, é possível mostrar a incompatibilidade entre usar tais produtos, ter uma vida saudável e de devoção à Deus.
O professor pode criar projetos e convidar os estudantes a realizarem apresentações, discussões e debates sobre os efeitos do uso de drogas.
Para auxiliar a prevenção às drogas na educação, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) desenvolveu uma cartilha para os professores. Nela estão dicas e maneiras de iniciar o diálogo e abordar a prevenção. Vale a pena conferir!