Como despertar o interesse dos alunos pelos estudos?

A aprendizagem é influenciada por diversos fatores, e o estado emocional e afetivo dos alunos é um desses fatores. A motivação para ampliar os conhecimentos é como um gatilho que impulsiona a aprendizagem e estabelece as condições nas quais ela ocorre. Segundo a literatura acadêmica, um desses fatores – e talvez o mais determinante para o progresso na vida escolar – é o interesse. Despertar o interesse do aluno, seja ele uma criança nos primeiros anos da vida escolar ou um adolescente do Ensino Médio, é a chave para garantir um aprendizado eficaz.

Se você está enfrentando os desafios de manter o interesse dos alunos nas aulas e precisa de ajuda, confira algumas dicas práticas que podem aumentar a disposição e entusiasmo das crianças no aprendizado!

1 – Demonstre interesse pela matéria a ser lecionada!

Quando o professor demonstra interesse e entusiasmo pela matéria que leciona, os alunos aprendem mais. Os temas, as atividades, as competências e os conhecimentos que ajudam o aluno a sentir que é capaz de fazer as coisas, resolver problemas e perceber que pode controlar melhor seu ambiente, sua aprendizagem e seu desempenho acabam tornando-se, de alguma forma, seus temas prediletos.

2 – Desenvolva um bom relacionamento com os discentes!

Uma boa relação entre professores e discentes pode influenciar diretamente no interesse pela aprendizagem. Por isso, se você deseja alunos mais interessados e engajados, experimente desenvolver uma relação mútua de respeito e confiança. Dois pontos muito importantes para que o aluno se sinta motivado a continuar estudando e se dedicando.

3 - Crie desafios e competições saudáveis!

Se sentir desafiado é uma excelente estratégia para manter seus alunos animados e engajados em sala de aula! Portanto, se você está em busca de estratégias práticas de como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem, invista nas tradicionais competições saudáveis.

Os desafios, em qualquer fase da vida, podem trazer excelentes ganhos. No entanto, quando falamos sobre a área acadêmica, eles são ferramentas poderosas para mudar o clima de uma turma.  Saindo do tradicional método de ensino, a velha rotina, os desafios, sobretudo os que envolvem raciocínio lógico, provocam um estímulo geral, une os companheiros de sala e faz com que eles se sintam mais animados a participar das aulas.

4 – Envolva toda a família!

Do lado da família, é essencial, por exemplo, que ela acredite na proposta pedagógica da escola e que estabeleça um diálogo frequente com a criança ou adolescente para saber orientá-los em relação às tarefas e à rotina de estudo. Para fortalecer o laço família-escola, podem ser realizadas rodas de conversa e de estudo na escola e em casa, de forma a facilitar a partilha de conhecimentos adquiridos.

Em casa, os pais podem sugerir, por exemplo, momentos de leitura com os filhos e em espaços adequados para o estudo. Ambientes favoráveis, bem iluminados e longe de ruídos, vão contribuir para que a hora de fazer a lição de casa ou algum trabalho seja mais prazerosa. É importante lembrar que as crianças aprendem pelo exemplo, então são sempre bem-vindas atitudes que demonstrem que os pais têm real interesse em estudar, ler e buscar conhecimento.

 

Fontes:

https://oparana.com.br/noticia/como-despertar-o-interesse-pelo-estudo/

https://blog.eadplataforma.com/producao-de-conteudo-ead/como-despertar-interesse-aluno-aprendizagem/

https://www.alfaebeto.org.br/2016/04/08/como-despertar-o-interesse-dos-alunos/