Curadoria de aplicativos para a sala de aula
por Ana Claudia Braun*
O Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - fez uma curadoria de aplicativos que podem ser utilizados na sala de aula e, assim, tornar as aulas mais dinâmicas. Em momentos de ensino híbrido, recursos como estes tornaram-se absolutamente fundamentais também na educação básica.
Veja alguns aplicativos selecionados nesta curadoria e, se a sua escola utiliza-se de algum outro recurso e gostaria de contar aqui a sua experiência, envie-nos mensagem pela página da ANEP no Facebook neste link.
Mentimeter (mentimeter.com)
Com esse aplicativo você poderá realizar atividades de sondagem. Entre suas funções mais interessantes está a criação de nuvem de palavras a partir da contribuição dos alunos.
Plickers (plickers.com)
Trata-se de um aplicativo para quem quer dar feedbacks imediatos e fazer aulas mais dinâmicas. É um aplicativo muito interessante para quem quer fazer uso de tecnologias e possui problemas de conexão em sua IES.
Google Docs (google.com/docs)
Uma das maiores dificuldades durante a orientação de produção de textos, tais como artigos científicos e TCCs, é acompanhar o aluno de forma rápida e dinâmica. Com esse aplicativo, você poderá fazer isso em tempo real.
Padlet (padlet.com)
Divertido e colorido, o Padlat é um aplicativo que viabiliza a participação dos alunos durante o fazer da aula. Nele o aluno pode postar comentários, apontar situações e expor dúvidas de forma prática e rápida.
Socrative (socrative.com)
Um aplicativo que permite a elaboração de inúmeras formas de questionários. Possibilita tanto a criação de dos alunos durante o fazer da aula. Nele o aluno pode postar comentários, apontar situações e expor dúvidas de forma prática e rápida. questões dissertativas quanto de múltipla escolha.
Kahoot (kahoot.com)
O Kahoot é um aplicativo de perguntas e respostas que funciona como um game. Um aplicativo que permite a elaboração de inúmeras formas de questionários. Possibilita tanto a criação de dos alunos durante o fazer da aula. Nele o aluno pode postar comentários, apontar situações e expor dúvidas de forma prática e rápida. questões dissertativas quanto de múltipla escolha. O score considera o número de acertos em menor tempo. É divertido e cativante, um programa interessante para a verificação do aprendizado
Google Lens (lens.google.com)
O Google Lens possibilita a investigação dos alunos. O estudante pode identificar objetos, formas, plantas, animais, entre outros assuntos, com um simples toque em seu celular. Permite que o professor crie mapas mentais colaborativos, além de apresentar templates e possibilitar a criação de outros.
Conceptboard (app.conceptboard.com)
Permite que o professor crie mapas mentais colaborativos, além de apresentar templates e possibilitar a criação de outros. Aplicativo ideal para atividades em times.
H5P (h5p.org)
O site H5P fornece uma série de conteúdos interativos em linguagem HTML que podem ser reutilizados na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem. São muitos os recursos e possibilidades disponíveis no H5P.
Miro for Education (miro.com)
O aplicativo simula um quadro branco em que o professor pode interagir com os alunos. O quadro permite que sejam incorporados vídeos e imagens. Os alunos podem fazer a 10 aula junto com o professor.
* Com informações do Semesp. Imagem: VisualHunt