Curadoria de aplicativos para a sala de aula

por Ana Claudia Braun*

O Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - fez uma curadoria de aplicativos que podem ser utilizados na sala de aula e, assim, tornar as aulas mais dinâmicas. Em momentos de ensino híbrido, recursos como estes tornaram-se absolutamente fundamentais também na educação básica.

Veja alguns aplicativos selecionados nesta curadoria e, se a sua escola utiliza-se de algum outro recurso e gostaria de contar aqui a sua experiência, envie-nos mensagem pela página da ANEP no Facebook neste link.

Mentimeter (mentimeter.com)

Com esse aplicativo você poderá realizar atividades de sondagem. Entre suas funções mais interessantes está a criação de nuvem de palavras a partir da contribuição dos alunos.

Plickers (plickers.com)

Trata-se de um aplicativo para quem quer dar feedbacks imediatos e fazer aulas mais dinâmicas. É um aplicativo muito interessante para quem quer fazer uso de tecnologias e possui problemas de conexão em sua IES.

Google Docs (google.com/docs)

Uma das maiores dificuldades durante a orientação de produção de textos, tais como artigos científicos e TCCs, é acompanhar o aluno de forma rápida e dinâmica. Com esse aplicativo, você poderá fazer isso em tempo real.

Padlet (padlet.com)

Divertido e colorido, o Padlat é um aplicativo que viabiliza a participação dos alunos durante o fazer da aula. Nele o aluno pode postar comentários, apontar situações e expor dúvidas de forma prática e rápida.

Socrative (socrative.com)

Um aplicativo que permite a elaboração de inúmeras formas de questionários. Possibilita tanto a criação de dos alunos durante o fazer da aula. Nele o aluno pode postar comentários, apontar situações e expor dúvidas de forma prática e rápida. questões dissertativas quanto de múltipla escolha.

Kahoot (kahoot.com)

O Kahoot é um aplicativo de perguntas e respostas que funciona como um game. Um aplicativo que permite a elaboração de inúmeras formas de questionários. Possibilita tanto a criação de dos alunos durante o fazer da aula. Nele o aluno pode postar comentários, apontar situações e expor dúvidas de forma prática e rápida. questões dissertativas quanto de múltipla escolha. O score considera o número de acertos em menor tempo. É divertido e cativante, um programa interessante para a verificação do aprendizado

Google Lens (lens.google.com)

O Google Lens possibilita a investigação dos alunos. O estudante pode identificar objetos, formas, plantas, animais, entre outros assuntos, com um simples toque em seu celular. Permite que o professor crie mapas mentais colaborativos, além de apresentar templates e possibilitar a criação de outros.

Conceptboard (app.conceptboard.com)

Permite que o professor crie mapas mentais colaborativos, além de apresentar templates e possibilitar a criação de outros. Aplicativo ideal para atividades em times.

H5P (h5p.org)

O site H5P fornece uma série de conteúdos interativos em linguagem HTML que podem ser reutilizados na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem. São muitos os recursos e possibilidades disponíveis no H5P.

Miro for Education (miro.com)

O aplicativo simula um quadro branco em que o professor pode interagir com os alunos. O quadro permite que sejam incorporados vídeos e imagens. Os alunos podem fazer a 10 aula junto com o professor.

* Com informações do Semesp. Imagem: VisualHunt