Escola e cuidado em tempos de pandemia!

por Alysson Massote Carvalho

À medida que o final de ano se aproxima, muitas questões relacionadas à educação inquietam gestores, professores, equipe pedagógica, alunos e familiares. Como será o retorno presencial? O que será feito para auxiliar os alunos quanto às lacunas que ficarem do ano letivo de 2020? Essas, entre muitas outras, demandam estratégias de ação, sobretudo das escolas.

Felizmente, as orientações emanadas de órgãos como o Conselho Nacional de Educação (CNE) nos dão referências importantes.

A primeira palavra que deve nortear as nossas ações é Cuidado. Cuidado, por meio dos protocolos de retorno. Cuidado com os alunos, envidando todos os esforços para evitarmos as retenções e a evasão.

A segunda palavra é Acolhimento. Todos, sobretudo os alunos e os professores, precisarão de apoio por ocasião do retorno e de serem muito bem acolhidos. Essa etapa deve ser bem preparada para receber a comunidade escolar. Eles deverão se “sentir em casa”. O cuidado com os aspectos socioemocionais deverá merecer um destaque especial.

A terceira palavra é Planejamento. Ela envolve a organização dos calendários, considerando os anos de 2020-2021 como um continuum quanto ao planejamento pedagógico, envolvendo as avaliações diagnósticas, o monitoramento dos alunos, a recuperação de lacunas na aprendizagem, de temas importantes em cada ano da educação básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A quarta e última palavra é Esperança. Nossa perspectiva confessional nos leva a olhar para o alto e entendermos que, em meio a toda essa turbulência,  há um Deus soberano, ainda que não sejamos capazes de compreendê-la.

O Salmo 121 nos motiva a transcendermos a nossa dimensão terrena e olharmos para o alto. Sejamos esperançosos, olhemos para o alto!

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.
(Salmos 121.1-8)