Família e escola: saiba como aproximar os pais da instituição

Importância para o aluno

A participação dos pais na vida escolar de um filho influencia positivamente a aprendizagem. Quem atua no segmento da educação já percebeu que, quando há atuação direta da família, o aluno obtém melhorias efetivas no seu desempenho.

Atualmente, já existem pesquisas relatando que a performance escolar de um sujeito depende, em primeiro lugar, da relação interfamiliar do estudante e, em seguida, da conexão entre professor e aluno.

Esse período é marcado por iniciar o contato da criança com algumas características necessárias para obter sucesso no âmbito acadêmico, profissional e pessoal:

  • respeito;
  • disciplina;
  • paciência;
  • socialização;
  • responsabilidade.

Isso acontece porque a aprendizagem está diretamente ligada às influências sociais. Quando se trata do aprendizado infantil, a proximidade na relação entre família e escola torna esse processo mais natural, auxiliando no desenvolvimento do indivíduo como pessoa e como estudante.

Importância para a instituição

Geralmente, a presença dos responsáveis no cotidiano da criança faz com que ela perceba o valor da educação e sinta-se mais motivada a buscar resultados cada vez mais satisfatórios. E isso reflete positivamente na imagem da instituição.

A construção de uma vida escolar pautada no conhecimento e, como citamos no tópico anterior, em características pessoais importantes para o crescimento pessoal e intelectual do aluno resultará em altos índices de aprovação em um vestibular.

Já na fase adulta, grandes profissionais citarão a sua escola como aquela que deu base para toda a instrução adquirida e, provavelmente, será o local escolhido para, também, matricular seus filhos.

Isso é perceptível em entidades educacionais que estão em funcionamento há muitos anos: duas, três e até mais de quatro gerações já passaram por aquele colégio.

Ligação entre família e escola

Agora que você já sabe os motivos para estreitar o relacionamento entre família e escola, veja 7 valiosas dicas de como promover essa interação e perceba que os benefícios vão além da construção de uma boa imagem para a instituição.

1. Reuniões pontuais

Procure estabelecer um calendário de reuniões antes do início do ano letivo. Isso servirá para que os pais já fiquem cientes do compromisso no ato da matrícula.

A sugestão é utilizar as chamadas devolutivas, nas quais, ao final de cada bimestre, é feito o atendimento pela professora regente a todos os pais, repassando o desempenho de cada estudante e da turma como um todo durante o período.

Ao fazer o planejamento das datas e dos horários, leve os seguintes fatores em consideração:

  • nunca marque compromissos entre família e escola em horário comercial. A não ser que, essa seja uma solicitação feita pelos próprios pais ou responsáveis;
  • a diretoria e coordenação pedagógica devem estar presentes nas dependências do colégio e disponível aos pais durante todo o atendimento;
  • planeje a pauta com antecedência e junto aos professores;
  • dê atenção especial aos pais e responsáveis por alunos de inclusão.

Vale lembrar de que, mesmo expondo o calendário antecipadamente, é sempre bom enviar um lembrete aos pais próximo da data da reunião.

2. Eventos para a família

Os eventos educativos são perfeitos para aproximar família e escola. A instituição pode realizar:

  • gincana;
  • caminhada com animais de estimação;
  • festejos da família, para contemplar o dia dos pais e das mães;
  • noite cultural, entre outros.

Os benefícios dessas atividades não se resumem apenas a estreitar os laços entre o colégio e os responsáveis pelas crianças. Veja:

  • aumenta a confiança dos pais na entidade;
  • o ensaio e as temáticas escolhidas para as apresentações culturais reforçam os conteúdos transmitidos em sala de aula;
  • os eventos favorecem a comunicação;
  • proporcionam a troca de experiências;
  • fortalecem o nome do estabelecimento.

Além disso, essas vantagens podem ajudar a resolver problemas. Um deles, é a evasão escolar. Essas vantagens também colaboram para que o instituto seja visto com mais respeito por pais, alunos e comunidade em geral.

3. Exposição de trabalhos

As devolutivas e os festejos das datas comemorativas são ótimas oportunidades para que a escola forneça a produção dos alunos.

Ao contrário do que foi praticado por muitos anos, é interessante que os professores evitem o envio de redações, desenhos e demais trabalhos para casa. É interessante que os professores aproveitem essas ocasiões para fazer exposições do que foi criado.

4. Atividades desportivas

Uma maneira muito interessante de promover a integração das famílias não só com a escola, mas também entre elas, é disponibilizar atividades desportivas.

Organizar times de vôlei para as mães, futebol para os pais ou oferecer atividades como a zumba, mostra que a instituição preocupa-se também com a saúde e o bem-estar dos responsáveis pelos estudantes.

5. Palestras e debates

Promover palestras e debates para os pais e responsáveis também é uma ótima forma de interação entre família e escola.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de internet, smartphones, aplicativos e redes sociais. Com isso, a busca por informações está cada vez mais simplificada, e é comum que os pais leiam mais sobre assuntos relativos à infância, adolescência e educação dos filhos.

Por esse motivo, organizar ciclos de palestras e debates com temas pertinentes para esse público pode ser um sucesso entre as famílias.

Os assuntos devem ser abordados de acordo com o perfil da instituição, e também dos pais, que podem ser convidados a sugerir os conteúdos nas devolutivas ou por e-mail e demais ferramentas on-line de comunicação.

6. Tecnologia como aliada

Adotar o uso de um software de gestão escolar é fundamental para que o contato entre família e escola aconteça diariamente, e não apenas nas atividades promovidas pela instituição.

Nele, é que os pais acompanharão o desempenho dos alunos, as práticas realizadas em sala de aula, a frequência do estudante e terão um canal de comunicação direta com a entidade.

Além disso, eles poderão acompanhar outras funções que não dizem respeito às crianças, como o pagamento das mensalidades.

7. Redes sociais

Também é interessante que a escola esteja presente nas redes sociais, divulgando suas ações e estabelecendo mais uma forma de se comunicar com os responsáveis por meio do inbox.

Os pais que autorizarem a postagem de fotos em que seus filhos aparecem certamente se sentirão orgulhosos ao ver os registros dos pequenos. Com isso, as chances de os posts serem compartilhados na web aumentam e isso ajuda a promover a imagem do colégio de maneira positiva.

Se você ocupa a posição de gestor de uma instituição, certamente pôde identificar, ao longo desse artigo, que promover a interação entre família e escola pode trazer mais que os benefícios aqui apontados. As dicas podem, inclusive, auxiliar na resolução de problemas pontuais da sua escola.

Fonte: http://www.proesc.com/blog/familia-e-escola/