Mentoria para potenciais líderes educacionais

“Eu defino um líder pelo número de pessoas que ele transforma em líderes”.

por Matthew Lynch

Uma coisa é identificar seus melhores professores e administradores, mas você também precisa cultivar o sucesso deles e ajudá-los a crescer na região escolar onde estão alocados. Para liderar com eficácia um número cada vez maior de pessoas, você precisa capacitar seus funcionários com melhor desempenho e permitir que eles ajudem a concretizar sua visão.

Eu defino um líder pelo número de pessoas que ele transforma em líderes. Eles encontram líderes em potencial dentro de sua organização e os ajudam a se tornarem líderes por seus próprios méritos.

Encontrar potenciais pupilos

Como você pode orientar líderes em potencial? Em primeiro lugar, observe os membros de sua equipe de liderança ou dentro dos níveis de ensino aqueles que demonstram habilidades de liderança emergente e potencial para tornarem-se grandes líderes. Agende um dia e horário para levá-los para almoçar e discutir seus objetivos de carreira. Deixe-os saber que eles têm potencial de liderança e, se estiverem dispostos, você pode ajudá-los durante o processo.

Marque uma reunião semanal, bimestral ou mensal para discutir o progresso. Você pode guiá-los ao longo do caminho,  enviando artigos, livros ou vídeos que irão ajudá-los a aumentar suas habilidades de liderança. Atribua a eles tarefas que ajudarão a construir seu caráter de liderança e, com o passar do tempo, dê tarefas que se tornem cada vez mais sutis e desafiadoras.

Seu trabalho como mentor nunca termina, embora possa chegar um momento em que os encontros ou as conversas se tornem menos frequentes. Seu “pupilo” eventualmente receberá um novo cargo, dentro ou fora do distrito. Você precisará encontrar um novo escolhido com potencial e reiniciar o processo. Se você fez seu trabalho direito, seus pupilos assumirão seus próprios mentores e sua influência de liderança continuará a crescer.

Sem nem mesmo tentar, você descobrirá que criou um canal de liderança que garantirá que sua região [nota do tradutor: ou organização] nunca fique com falta de líderes, já que todos são criados internamente, esperando por uma oportunidade de servir.

Fonte: The Advocate | Traduzido por Ana Claudia Braun (W4 Consultoria)

Imagem: VisualHunt