Orçamento educacional: 5 dicas de gestão financeira para um planejamento eficiente!

A gestão financeira para escolas é fundamental, pois se refere à sistematização dos procedimentos administrativos relacionados ao gerenciamento financeiro da organização. Com o objetivo de assegurar a eficiência da escola, é preciso planejar as entradas e saídas de recursos com mecanismos de análise e controle. Pensando nisso, a Anep- Associação Nacional de Escolas Presbiterianas dá 5 dicas para melhorar a gestão financeira da sua escola:

  1. Enumere suas prioridades

No ramo de educação, assim como em qualquer outro negócio, há custos fixos que são mais importantes que outros. Um exemplo são as contas de água e de luz, folha de pagamentos e disponibilidade de material para aulas.

Ao listar suas prioridades, é importante priorizar quais custos são necessários para que a escola se mantenha aberta e saudável financeiramente. Um novo investimento na hora errada pode comprometer os pagamentos fixos e gerar problemas financeiros à escola.

       2- Identifique custos que podem ser cortados

Uma boa dica é observar se os custos são realmente necessários e, de certa forma, geram valor real para o negócio.  Com uma análise orçamentária, você deve identificar quais são esses custos e eliminá-los do seu orçamento. Assim você terá mais reservas financeiras e lucratividade, o que é sempre útil em qualquer empresa.

  1. Faça orçamentos para cada finalidade

Com as etapas anteriores em dia, fica mais fácil saber aproximadamente quanto precisará de investimento para cada setor. Por exemplo, 10% devem ser guardados. 40% relativos à folha de pagamento, 20% para projetos envolvendo toda a escola, etc.

Fazendo isso fica mais fácil para equilibrar o orçamento. No caso de um dos custos do seu negócio ir muito acima dos demais, independentemente da prioridade, verá que você perderá orçamento em outras áreas. E se isso vier a acontecer, talvez seja o momento de rever seu planejamento financeiro.

  1. Planeje seus custos

Com suas prioridades estabelecidas, a escola deve planejar seus custos anuais. Despesas como gastos mensais e quais serão os projetos mais importantes, bem como as épocas a serem realizadas, pagamentos de impostos e etc.  Cada gasto anual deve ser considerado e estar agendado.

Esse planejamento é necessário no auxílio do desempenho do seu negócio, sendo possível ajustar muito elevados e se há possibilidade para mais investimentos. Equilibrando valores estimados e orçamento disponível, talvez seja hora de rever se tudo está seguindo de acordo ou se há necessidade de revisão do que foi previsto.

  1. Acompanhe a execução do planejamento

Com muitas variantes, seguir um planejamento à risca é muito improvável. Ocorre que a escola estará sujeita a vários fatores ao longo do ano, como atrasos de mensalidade, custos emergenciais de manutenção ou investimentos maiores que os previstos inicialmente.

Cabe à escola acompanhar se o planejamento feito está de acordo com as previsões feitas e refazê-la sempre que possível, adequando a realidade da instituição escolar.

Conhecendo melhor de onde vem e para onde vai o dinheiro é possível identificar quais são suas principais fontes de capital e quais custos são mais pesados para a escola. Esse planejamento também servirá como base de informações para o ano seguinte!

Fonte: https://www.mannesoftprime.com.br/blog/orcamento-educacional-5-dicas-de-gestao-financeira-para-um-planejamento-eficiente

Por Flávia Lerbach – Atendimento/ ComunicaçãoAssociação Nacional de Escolas Presbiterianas - ANEP