Perspectivas para novos cenários

 

Ouvi, recentemente, um webinar no canal do SEBRAE (SC) sobre o tema: "Reflexões e Perspectivas para um novo cenário", em que o palestrante Prof. Artur Vasconcellos comentou sobre uma analogia que Philip Kotler descreveu em seu livro “Vencer no Caos” (Ed. Elsevier).

Neste livro, Kotler fala sobre as estratégias para as empresas lidarem com situações de crise e, na analogia, ele descreve sobre a regata da Vela Olímpica. Ele destaca o fato de que, apesar de todos os barcos serem exatamente iguais, independentemente de recursos financeiros das equipes, e de o vento e o mar também serem iguais para todos, na hora da largada, alguns se destacam, assumem a dianteira e abrem distância dos concorrentes. 

Como reflexão, o autor conclui que o segredo está na “arte de velejar”, ou seja, na habilidade da tribulação em conduzir o barco, de terem um conhecimento profundo do equipamento e a técnica de manejá-lo com a máxima eficiência.

Conforme proposto pelo palestrante, ao “convergirmos” essa reflexão para a “arte de gerenciar”, podemos inferir que o GESTOR que:

(1) busca desenvolver suas habilidades,
(2) conhece seu negócio,
(3) possui as informações estratégicas e
(4) sabe entregar valor para o seu cliente, mesmo no período de crise

terá mais chance de se destacar, e quem sabe, se adaptar com mais tranquilidade em um novo cenário.

Reflita sobre essa perspectiva, entenda onde você está acertando e onde precisa melhorar! Se necessário, busque suporte e esteja pronto para fazer uma "boa largada" na retomada!

Valdnei Oliveira é administrador e consultor em Administração,
Finanças e Gestão Educacional na Fortika Consultoria.

Imagem: Visual Hunt | Photo credit: steve lorillere on Visual Hunt / CC BY-NC-SA