Por ocasião do dia da Escola, em 15 de março

“Escola” vem do grego skholê e significa precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre”. Neste sentido a escola é o lugar onde a criança aprende e põe em prática vários conceitos e princípios essenciais, sendo a nossa segunda casa, lugar importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, vamos aproveitar o dia de hoje e pensar bem em tudo o que estamos fazendo para cuidar da nossa “casa de conhecimentos”.

Tendo como base o versículo “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5,6), cremos que o principal alvo a ser seguido pelos educadores cristãos, no âmbito pessoal, é conduzir os alunos ao reconhecimento de Deus. Os puritanos tratavam a educação em casa ou na escola como um assunto importante e prático, pois entendiam que Deus tinha um padrão para este assunto. Assim, precisavam ser zelosos e precisos em suas ações.

É importante ressaltar que, quando a família tem bons princípios de educação, usando em seu cotidiano formas educadas de lidar uns com os outros, a criança absorve esses conceitos e os leva por toda a vida. A convivência familiar é a maior oportunidade para a criança apreender uma formação baseada em valores e princípios morais.

Por isso, a rotina que a escola estabelece - horários, disciplina, fardamento, aulas, etc. - não deixa de ser também um treinamento e um aperfeiçoamento para a vida. Sobre o esforço para o aprendizado, por incrível que pareça, também tem seus pontos positivos, quando se considera que aprender algo que a gente não sabe é uma espécie de desafio para a inteligência de cada um, desenvolvendo habilidades e competências para serem utilizadas de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias.

Outro ponto a destacar é que a escola também deve ser vista como um lugar de diversão, socialização e prazer. Portanto, comemorar nesta data o “dia da escola” é valorizar uma instituição que tem um papel relevante e essencial no desenvolvimento de todos. A escola tem a oportunidade de realizar diversas atividades e promover o bem-estar e uma aproximação com a comunidade. É na escola que as crianças e adolescentes são estimulados a conviver socialmente. Nela, elas percebem e aprendem normas e regras que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal.

Rev. Eudes Ferreira de Oliveira, diretor do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro (Garanhuns, PE)