POR QUE DIZER A VERDADE?

O dia 1º de abril é, infelizmente, comemorado no Brasil e em alguns outros países como chamado o “Dia da Mentira”; não há consenso dos historiadores quanto a sua origem, mas uma das versões mais aceitas é que remonta, ao século XVI, em consequência da mudança no calendário utilizado na França.

Bom, deixando de lado a origem, o que importa mesmo é a comemoração de algo que contaria a normalidade das coisas e sobretudo a nossa regra de fé e prática, As Escrituras Sagradas. Para os Cristãos, não há lugar no calendário de comemoração do dia da mentira, pois todos os dias devem ser de prática da verdade, seguindo a Palavra da Verdade. O que aprendemos é: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,...” (Ef.4.15). Neste texto, o apóstolo Paulo falando sobre os dons, mais uma vez, finaliza com a necessidade de cada um dos que estão a serviço do Reino de Deus seguirem a verdade em amor. Em lugar nenhum das Escrituras, nós encontramos qualquer abertura para que pratiquemos a mentira, nem mesmo por brincadeira, como muitos fazem no dia chamado de “dia da mentira”.

O Senhor Jesus Cristo foi bem mais incisivo quando diz: “Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt. 5.37)

A nossa base está nas Escrituras Sagradas e, por isso, devemos ser zelosos com a verdade, pois nada ficará encoberto diante de Deus. Além disso, muitas mentiras ditas pelos homens geram grandes dissabores quando são descobertas. O Cristão nunca deve ter o costume, nem por brincadeira, de mentir, já que a mentira sempre encontra um final escorregadio e muito perigoso. É importante que falemos a verdade, mesmo quando temos que pagar um certo preço.  Falar a verdade nos liberta de medos, de traumas e de outras consequências da vida.

Desde o Antigo Testamento, vemos a Lei de Deus em Lv. 19.11 “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade com o teu próximo.” Olha como Deus se preocupa com o bem-estar do seu povo, pois logo no início Ele emite leis que proíbem a mentira justamente porque Ele quer que vivamos em ambiente de justiça e de verdade.

Portanto, para nós Cristãos, não existe dia da mentira e nem devemos incentivá-lo, mesmo por brincadeira, uma vez que somos da verdade, por causa de Cristo que é a nossa verdade e a nossa vida. Devemos dizer a verdade, porque fomos feitos novas criaturas, criados em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Marcos R. I. dos Anjos

Vice-Presidente da ANEP