Retorno Consciente: medidas de proteção à saúde

Orientação às escolas para um retorno consciente.

No último dia 14 de agosto, o médico Dr. Silvio Augusto Corsini Menicucci participou de Webinar sobre o tema "Retorno Consciente. Medidas de Proteção à Saúde (Diretrizes para retorno às aulas presenciais)". O evento teve a promoção da ANEP.

Durante sua exposição, o Dr. Silvio - que é médico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - expôs informações cruciais para um retorno consciente a um ambiente escolar mais seguro.

"As crianças têm menor risco de contrair COVID-19 e de ter doença mais grave que os adultos. Relatos iniciais sugerem que o número de infectados é maior nas crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos do que nas crianças abaixo de 10 anos de idade. Há evidências de que a maioria das crianças com COVID-19 foi infectada por um membro da família", disse.

Segundo o médico, a decisão sobre a volta às aulas presenciais deve ser compartilhada entre a escola, os pais/responsáveis e as autoridades locais. Neste sentido, deve-se ressaltar que é "fundamental haver a comunicação frequente das escolas com os pais/responsáveis, informando as medidas que já estão sendo adotadas para possibilitar o retorno com segurança e assim deixá-los mais seguros e conscientes para a tomada da decisão", afirma.

Um artigo completo sobre o tema "Retorno Consciente: medidas de proteção à saúde" foi escrito pelo Dr. Silvio Menicucci e pela Dra. Janine Menicucci. Este material inclui um questionário de avaliação de risco de infecção pelo SARs-COV2 e pode ser lido na íntegra clicando aqui..