Vamos falar sobre o Coronavírus?

W4 | 16/03/20

ANEP Informa: Coronavírus

Escolas iniciam suspensão de aulas a partir de 23 de março.

O Governo do Estado de São Paulo emitiu nota oficial com as medidas preventivas para o Coronavírus (Covid-19), orientando todas as escolas das redes públicas e privadas dos Sistemas de Ensino do Estado e Município de São Paulo a suspenderem as aulas a partir desta segunda-feira dia 16, de forma gradativa.

Embora a orientação se restrinja, no momento, à educação básica, muitas instituições de ensino superior já suspenderam suas aulas, dentre os quais o Instituto Presbiteriano Mackenzie, até o próximo dia 22 de março.

A decisão foi tomada sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, as faltas serão abonadas e a data de retorno das aulas será informada posteriormente.

A medida de suspensão gradativa de aulas na educação básica, a partir da segunda-feira dia 23 de março, está em comum acordo entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP), a União Municipal dos Dirigentes de Educação (Undime-SP), a Secretaria Municipal de Educação (SME-SP), o Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de SP (Sieeesp). As demais escolas devem ficar atentas às orientações governamentais de seus respectivos estados.

 

W4 | 06/03/20

Há muita desinformação quando se fala sobre Coronavírus (Covid-19), por isso, as escolas devem ficar atentas a divulgar informações precisas aos seus alunos e familiares, professores e profissionais.

Trata-se de um vírus altamente transmissível, cujos sintomas iniciais são febre, tosse, falta de ar, que podem evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave ou insuficiência renal. A doença pulmonar é similar a SARS e a MERS. As pessoas devem buscar atendimento médico se estes sintomas surgirem, uma vez que ainda não há nenhum remédio disponível para esta doença, mas apenas de tratamento aos sintomas.

Afinal, o que as escolas devem saber sobre a prevenção do Coronavírus?

- lavar as mãos com frequência, utilizando álcool gel ou água e sabão
- cobrir a boca e o nariz sempre que espirrar, utilizando lenço descartável e lavando as mãos logo em seguida
- não compartilhar objetos de uso pessoal
- manter ambientes ventilados
- evitar contato com pessoas com tosse, febre e infecções respiratórias
- evitar tocar olhos, nariz e boca
- evitar contato com animais selvagens e/ou doentes
- evitar o consumo de produtos crus de origem animal ou carne mal cozida

Informar corretamente é educar!

* Com informações do blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein.