Sobre A ANEP
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCOLAS PRESBITERIANAS
A Comissão Executiva do Supremo Concílio do ano de 2000 aprovou documento de criação da ANEP, encaminhado pela Diretoria da ANEP. No III Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas, realizado nos dias 15 a 19 de maio de 2000, na cidade de Serra Negra, São Paulo, foi aprovada em Assembleia a criação da Associação Nacional de Escolas Presbiterianas (ANEP), com aprovação de seu Estatuto de organização por 119 pessoas físicas e 40 representantes de Escolas Presbiterianas.
Na reunião da Comissão Executiva do Supremo Concílio de 2001, foram aprovados os Estatutos da ANEP. A ANEP tem exercido as suas atividades paralelamente e integradas às atividades da FENEP, agora CONAPE. A ANEP estabeleceu inicialmente o seu endereço em Brasília, mas por questões práticas e estratégicas, transferiu seu endereço e organizou o seu Escritório nas dependências da Editora Cultura Cristã, no Bairro do Cambuci, São Paulo, SP.
A ANEP tem definido em seus Estatutos que a ela podem se associar Escolas Presbiterianas cuja a Mantenedora é a Igreja Presbiteriana do Brasil, Escolas Presbiterianas de Concílios e Igrejas, Escolas de propriedade de Presbiterianos, Seminários, Institutos Bíblicos, Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper e Associações Regionais de Escolas Presbiterianas.
O Regimento Interno da Anep foi aprovado pela Comissão Executiva do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reunida em Março de 2008, na cidade de São Paulo, SP. O Regimento foi elaborado de acordo com o novo Estatuto atualizado da Anep
Desenvolvemos o vôo de uma pomba para dar personalidade à ANEP. Além do vinculo do signo com a espiritualidade, a pomba alçando vôo representa um novo horizonte que a ANEP pode proporcionar às escolas presbiterianas. Há ainda um reforço desta idéia nos tons de azul que vão se intensificando na marca, simbolizando o crescimento conquistado em etapas, assim como o aprendizado. O tom azul foi selecionado por remeter a tranquilidade, seriedade e comprometimento. A fonte utilizada, serifada, mostra uma posição definida, mas ao mesmo tempo ágil, traduzido no itálico da fonte.
Na reunião do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, de 11 a 16 de julho de 1994, em São Paulo, SP, foi aprovada a criação da Federação Nacional de Escolas Presbiterianas (FENEP), como Comissão Permanente. O objetivo desta resolução foi cuidar da questão da Educação no âmbito da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). A IPB sempre teve como parte importante de sua missão, criar Escolas nas dependências dos templos, ao lado deles ou mesmo em espaços próprios, dando continuidade à herança recebida dos Reformadores. Ao lado de cada Igreja devia-se fundar uma Escola. Os primeiros Missionários ao chegarem ao Brasil, na segunda metade do Século XIX, fundaram diversas Escolas, algumas permanecem até hoje, como é caso do Mackenzie e do Gammon. Na segunda metade do século XX, várias Escolas Presbiterianas entraram em situação difícil de sustentação pelas transformações que o Brasil passava, com a expansão e a universalização do ensino público. Os tempos eram outros e a Igreja precisava se posicionar para não ter a sua história educacional prejudicada, salvar alguma dessas Escolas e se preparar para enfrentar os novos tempos e desafios. Era necessário naquele momento promover a Educação Cristã como forma de propagar o evangelho e contribuir para o progresso do povo brasileiro. A FENEP nasceu em boa hora. A partir de uma reunião realizada no Rio de Janeiro a FENEP iniciou as suas atividades. As primeiras ações foram o cadastramento das Escolas e o planejamento para realização do I Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas. A FENEP continuou a existir com esta denominação até o ano de 2008, quando na Comissão Executiva, foi aprovado o novo Regimento. O nome passou a ser CONAPE (Comissão Nacional Presbiteriana de Educação), com definição de seu papel filosófico e suas atividades junto aos Concílios e Igrejas da IPB.
A FENEP em seus primeiro momentos de trabalhos percebeu que havia a necessidade de se criar uma Associação de Escolas, com personalidade jurídica e representativa das Escolas Presbiterianas para conseguir atender às grandes demandas da Educação na IPB. No I Congresso Nacional de Escolas Presbiterianas, realizado em 1998, na cidade do Rio de Janeiro, surgiu espontaneamente entre os participantes do Encontro a sugestão de que se criasse tal Associação. No II Congresso Nacional de Escolas Presbiterianas, realizado nos dias 14 a 18 de abril de 1999, na cidade de Caldas Novas, Goiás, foi aprovada uma Proposição pelos presentes, com encaminhamento da Diretoria, que se criasse uma “Entidade Patronal” que congregasse todas as Escolas Presbiterianas do Brasil. A Comissão Executiva do Supremo Concílio do ano de 2000 aprovou documento de criação da ANEP, encaminhado pela Diretoria da ANEP. No III Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas, realizado nos dias 15 a 19 de maio de 2000, na cidade de Serra Negra, São Paulo, foi aprovada em Assembléia a criação da Associação Nacional de Escolas Presbiterianas (ANEP), com aprovação de seu Estatuto de organização por 119 pessoas físicas e 40 representantes de Escolas Presbiterianas. Na reunião da Comissão Executiva do Supremo Concílio de 2001, foram aprovados os Estatutos da ANEP. A ANEP tem exercido as suas atividades paralelamente e integradas às atividades da FENEP, agora CONAPE. A ANEP estabeleceu inicialmente o seu endereço em Brasília, mas por questões práticas e estratégicas, transferiu seu endereço e organizou o seu Escritório nas dependências da Editora Cultura Cristã, no Bairro do Cambuci, São Paulo, SP. A ANEP tem definido em seus Estatutos que a ela podem se associar Escolas Presbiterianas cuja a Mantenedora é a Igreja Presbiteriana do Brasil, Escolas Presbiterianas de Concílios e Igrejas, Escolas de propriedade de Presbiterianos, Seminários, Institutos Bíblicos, Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper e Associações Regionais de Escolas Presbiterianas. No ano de 1998 foi criada a Associação Matogrossense de Escolas Presbiterianas (AMEP). Nos anos seguintes foram criadas as Associações Regionais Minas-Espírito Santo e do Sertão da Bahia. A meta é a criação de mais 3 Associações Regionais, Centro Oeste, Norte-Nordeste e Sul-Sudeste
Neste ano de 2009 será realizado o VIII Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas, nos dias 21 a 23/05/09, na cidade de Brasília, DF. Os Encontros Nacionais são realizados com o objetivo de promover o encontro de lideranças das Escolas ligadas à Educação na IPB e para realização das Assembléias Ordinárias, conforme preceitua os Estatutos da ANEP. Os Encontro anteriores foram realizados nas seguintes cidades, respectivamente: Rio de Janeiro (RJ), Caldas Novas (GO), Serra Negra (SP), Luziânia (GO), Embu das Artes (SP), Recife (PE) e São Paulo (SP). Foram publicados 3 Anais com conteúdo dos Encontros.
Foi intento da FENEP e posteriormente também da ANEP a criação de um “Sistema Presbiteriano de Ensino” para atender às Escolas Presbiterianas a também disponibilizá-lo para outras Escolas Confessionais. Definiu-se iniciar a criação de um Currículo de Ensino Religioso e Ética, por ser conteúdo fundamental para as Escolas Presbiterianas. Durante o II Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas, em Caldas Novas (GO), no ano de 1999, foi instituído o Grupo de Trabalho para criação do Currículo de Ensino Religioso e Ética para a Educação Básica. No III Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas, em Serra Negra, SP, dias 15 a 19 de maio de 2000, foi aprovada a Proposta Curricular de Ensino Religioso e Ética apresentada pelo Grupo de Trabalho, nomeado no Encontro anterior. Em 2009 já esta publicada a “Coleção Crer e Ser” (livro do aluno e manual do professor) da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A publicação dos livros do Ensino Médio está prevista para 2010. A idéia original da criação de um “Sistema Presbiteriano de Ensino” foi transferida para o Mackenzie com a denominação de “Sistema Mackenzie de Ensino”, ficando sob a responsabilidade da ANEP a conclusão do Currículo de Ensino Religioso e Ética. Também no II Encontro Nacional de Escolas Presbiterianas foi aprovado e encaminhado o envio de um ofício, por parte dos participantes do Encontro, ao Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie com a proposta de criação dos Cursos de Bacharel em Teologia, Licenciatura em Ensino Religioso e Complementação Pedagógica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(UPM). O objetivo da Moção foi o de preparar docentes para atender às Escolas em seu ensino confessional. Hoje, esta em pleno funcionamento na UPM a Escola Superior de Teologia, que oferece o Curso de Bacharel em Teologia.
No ano de 2002, a FENEP e a ANEP, representando as Escolas Presbiterianas se uniram para formação da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) como uma Associação de Associações, com dois objetivos principais, representação do ensino confessional junto aos órgãos governamentais ligados à Educação e promover a integração das diversas Escolas de confissões cristãs-evangélicas no que se refere à Educação. As Associações de Escolas Metodistas, Batistas, Adventistas, Luteranas e Presbiterianas constituíram a ABIEE em personalidade jurídica com Sede em Brasília, DF. A ABIEE tem liderado o processo de indicação e eleição de representantes evangélicos no Conselho Nacional de Ação Social (CNAS), encaminhado sugestões e propostas para a reforma do Ensino Superior, promovido Congressos Nacionais de Educadores da Educação Básica, promovido Encontro Nacionais de Historiadores, publicado textos e periódicos sobre Educação, entre outras atividades.
Estatuto da ANEP foi devidamente aprovado pela Comissão Executiva do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriiana do Brasil, reunida em março de 2000, na cidade de Curitiba, PR. Recentemente o estatuto foi revisto em função do novo código civil.